sábado, 30 de junho de 2012

Morando em Pitinga - AM

É muito engraçado pensar que quando estudamos a Amazônia na escola, nunca imaginamos que um dia vamos morar no meio dela! Mas como a vida é mesmo uma caixinha de surpresas... Aqui estou eu!... Em meio Floresta Amazônica, literalmente.
Estamos morando em um lugar chamado Vila do Pitinga (daí o nome do blog “Pitingando”). A vila pertence à Mineração Taboca S/A, a mesma por sinal que fica aí em Pirapora. Aqui é encontra-se a Mina Pitinga, onde é extraído o minério que vai pra Pirapora ser processado e virar estanho. Aqui pertencemos ao município de Presidente Figueiredo/AM.
Estamos à 248km de Manaus... isso na BR174 sentido Boa Vista, mas andamos mais 42km pra dentro da floresta (estrada de terra) até chegarmos aos domínios da empresa e consequentemente, em casa.
Para chegarmos aqui, passamos pela reserva indígena Waimiri Atroarí.
Quando conversava com as pessoas que já haviam estado aqui e com o próprio Bruno, eles me diziam que após às 18h00 ninguém entrava nem saía da reserva dos índios... Mas aí eu pensava que era nesses 42km de estrada de terra... Que nada, a reserva deles começa ainda na BR174 que liga o Amazonas à Roraima... É sério, eles fecham uma Estrada Federal!!!!
Isso é muito ruim para nós, já que ficamos “presos”... Ninguém entra e ninguém saí... Aí eu penso... “Mas e o nosso direito de IR e VIR”... Esquece... Só se ir reclamar com a Dilma... rsrsrs
O nosso único contato com os índios é esse, só encontramos com eles na entrega dos documentos para entrarmos na reserva, e às vezes encontramos com eles andando na estrada... No mais eles ficam bem longe de nós. Provavelmente nunca postarei fotos deles... É proibido fotografá-los... Acho até que se eles pegarem alguém fotografando, eles tomam a máquina... Enfim, não pretendo arriscar... 
Aqui no blog, quero compartilhar as experiências que temos dia-a-dia. Contar como é a vida e os costumes da Amazônia... a riqueza de cultura que encontro todos os dias...

Confesso que foi difícil me acostumar com a ideia de vir pra cá... Foi um ano de preparação psicológica. Andava nas estradas que tinham muito mato aí em São Paulo e ficava fingindo que estava vindo pra cá... Mas a verdade é que percebi que não tinha nada, nem parecido com o que encontrei aqui quando cheguei.

A estrada da reserva (isso quando já estamos na estrada de terra), parece filme... Me lembro daquele filme da índiazinha "Thayná"... O barulho da mata é igualzinho do filme... Ao mesmo tempo que fascina, assusta... Mas eu gosto de abaixar um pouquinho o vidro da janela do carro às vezes e escutar o som da floresta.
Nos primeiros dias aqui em Pitinga, nem saía na rua pra jogar o lixo, ou no quintal de trás para estender a roupa limpa... Colocava tudo num quarto que tem na lavanderia, de medo de encontrar com uma mucura (um tipo de gambá, Horrível!) ou pior, com uma cobra sucuri...rsrs
Mas é como dizem... tudo na vida se acostuma! 
Hoje acho muito legal estar aqui, muito interessante... 
Às vezes até falo para o Bruno que parece que estamos em outro país. Tudo é diferente... O sotaque é diferente, as coisas que para nós tem um nome, aqui tem outro... A comida é diferente, o clima diferente... quando chegamos em janeiro era inverno, agora em junho começa o verão... Até o horário é diferente... Uma hora a menos que São Paulo normalmente, mas quando aí é horário de verão aqui está com duas horas de diferença.

Hoje já me acostumei muito, quase nem me assusto como antes com os calanguinhos que correm pela rua...
Ah já tinha me esquecido... aqui não podemos ter animais de estimação, pois os animais domésticos atraem os animais da floresta... Mas tem umas pessoas que não tem noção nenhuma e trazem bichinhos pra cá. De vez em quando encontramos com alguns gatinhos zanzando pela vila. Então ao invés de vermos cachorros correndo pela rua, vemos esses calanguinhos, que são uma espécie de lagartixa grande e lagarto pequeno...rs... 
Ah, aí está um exemplo de coisa que para nós tem um nome e para eles tem outro. O que chamamos de lagartixa, aqui eles chamam de osga. O que chamamos de canjica, aqui é mungunzá. Outro dia fui tomar um suco de Taperebá, o que para nós seria suco de cajá. 
Taí uma coisa que eu adoro... Experimentar as comidas diferentes deles... Baião de dois, vatapá... os peixes aqui, só de água doce, de rio... Amo tambaqui... mas já experimentei tucunaré, douradinha e até piranha!

Cada dia aprendemos coisas diferentes... E isso é muito legal.... EU ADORO! 
Aqui no “Pitingando na Amazônia”, quero compartilhar como é o Amazonas à meus olhos...
Espero que gostem... Abraços à todos...
Abaixo uma foto da Vila do Pitinga...


Vila do Pitinga - Presidente Figueiredo - AM