sábado, 30 de junho de 2012

Morando em Pitinga - AM

É muito engraçado pensar que quando estudamos a Amazônia na escola, nunca imaginamos que um dia vamos morar no meio dela! Mas como a vida é mesmo uma caixinha de surpresas... Aqui estou eu!... Em meio Floresta Amazônica, literalmente.
Estamos morando em um lugar chamado Vila do Pitinga (daí o nome do blog “Pitingando”). A vila pertence à Mineração Taboca S/A, a mesma por sinal que fica aí em Pirapora. Aqui é encontra-se a Mina Pitinga, onde é extraído o minério que vai pra Pirapora ser processado e virar estanho. Aqui pertencemos ao município de Presidente Figueiredo/AM.
Estamos à 248km de Manaus... isso na BR174 sentido Boa Vista, mas andamos mais 42km pra dentro da floresta (estrada de terra) até chegarmos aos domínios da empresa e consequentemente, em casa.
Para chegarmos aqui, passamos pela reserva indígena Waimiri Atroarí.
Quando conversava com as pessoas que já haviam estado aqui e com o próprio Bruno, eles me diziam que após às 18h00 ninguém entrava nem saía da reserva dos índios... Mas aí eu pensava que era nesses 42km de estrada de terra... Que nada, a reserva deles começa ainda na BR174 que liga o Amazonas à Roraima... É sério, eles fecham uma Estrada Federal!!!!
Isso é muito ruim para nós, já que ficamos “presos”... Ninguém entra e ninguém saí... Aí eu penso... “Mas e o nosso direito de IR e VIR”... Esquece... Só se ir reclamar com a Dilma... rsrsrs
O nosso único contato com os índios é esse, só encontramos com eles na entrega dos documentos para entrarmos na reserva, e às vezes encontramos com eles andando na estrada... No mais eles ficam bem longe de nós. Provavelmente nunca postarei fotos deles... É proibido fotografá-los... Acho até que se eles pegarem alguém fotografando, eles tomam a máquina... Enfim, não pretendo arriscar... 
Aqui no blog, quero compartilhar as experiências que temos dia-a-dia. Contar como é a vida e os costumes da Amazônia... a riqueza de cultura que encontro todos os dias...

Confesso que foi difícil me acostumar com a ideia de vir pra cá... Foi um ano de preparação psicológica. Andava nas estradas que tinham muito mato aí em São Paulo e ficava fingindo que estava vindo pra cá... Mas a verdade é que percebi que não tinha nada, nem parecido com o que encontrei aqui quando cheguei.

A estrada da reserva (isso quando já estamos na estrada de terra), parece filme... Me lembro daquele filme da índiazinha "Thayná"... O barulho da mata é igualzinho do filme... Ao mesmo tempo que fascina, assusta... Mas eu gosto de abaixar um pouquinho o vidro da janela do carro às vezes e escutar o som da floresta.
Nos primeiros dias aqui em Pitinga, nem saía na rua pra jogar o lixo, ou no quintal de trás para estender a roupa limpa... Colocava tudo num quarto que tem na lavanderia, de medo de encontrar com uma mucura (um tipo de gambá, Horrível!) ou pior, com uma cobra sucuri...rsrs
Mas é como dizem... tudo na vida se acostuma! 
Hoje acho muito legal estar aqui, muito interessante... 
Às vezes até falo para o Bruno que parece que estamos em outro país. Tudo é diferente... O sotaque é diferente, as coisas que para nós tem um nome, aqui tem outro... A comida é diferente, o clima diferente... quando chegamos em janeiro era inverno, agora em junho começa o verão... Até o horário é diferente... Uma hora a menos que São Paulo normalmente, mas quando aí é horário de verão aqui está com duas horas de diferença.

Hoje já me acostumei muito, quase nem me assusto como antes com os calanguinhos que correm pela rua...
Ah já tinha me esquecido... aqui não podemos ter animais de estimação, pois os animais domésticos atraem os animais da floresta... Mas tem umas pessoas que não tem noção nenhuma e trazem bichinhos pra cá. De vez em quando encontramos com alguns gatinhos zanzando pela vila. Então ao invés de vermos cachorros correndo pela rua, vemos esses calanguinhos, que são uma espécie de lagartixa grande e lagarto pequeno...rs... 
Ah, aí está um exemplo de coisa que para nós tem um nome e para eles tem outro. O que chamamos de lagartixa, aqui eles chamam de osga. O que chamamos de canjica, aqui é mungunzá. Outro dia fui tomar um suco de Taperebá, o que para nós seria suco de cajá. 
Taí uma coisa que eu adoro... Experimentar as comidas diferentes deles... Baião de dois, vatapá... os peixes aqui, só de água doce, de rio... Amo tambaqui... mas já experimentei tucunaré, douradinha e até piranha!

Cada dia aprendemos coisas diferentes... E isso é muito legal.... EU ADORO! 
Aqui no “Pitingando na Amazônia”, quero compartilhar como é o Amazonas à meus olhos...
Espero que gostem... Abraços à todos...
Abaixo uma foto da Vila do Pitinga...


Vila do Pitinga - Presidente Figueiredo - AM


41 comentários:

  1. Renata achei tudo muito lindo e iteressante continue postando.Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,sei que esse comentário e velho,mas quero li dizer que pitinga acabou,eu morei lá até 2013,quase minha vida toda

      Excluir
    2. Oi Thiago,

      Pitinga acabou mesmo? Morei lá de 1996 a 2000...
      Às vezes procuro notícias..
      Abs

      Excluir
  2. Obrigada Sonia!!! Pode deixar que vou postar todas as experiências que vivo aqui... Saudades... Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Moro em Olímpia SP, mas conheço Vila do Pitinga, estive aí o ano passado, tenho meu filho com esposa e neto que moram aí, eles moram na vila B.
    Fiquei na casa deles 22 dias e foi muito bom conhecer este lugar maravilhoso e impar neste Brasil.
    Meu filho mora aí a sete anos, eu pretendo voltar aí mais vezes e se possivel nos comunicar outras vezes.
    Abração.
    Meu endereço é pb.donizete@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Antonio...
      Em primeiro lugar obrigada por visitar o blog!!!
      Com certeza venha mesmo... aqui é muito legal e como o Sr. mesmo disse, um lugar impar no Brasil.
      Quem é sua família aqui? De repente eu conheço...
      Um Grande abraço.

      Excluir
    2. Sou conhecido até por mim mesmo por Donizeti.
      Meu filho se chama Jonathas Januário Pereira e é projetista da Taboca e mora na Avenida Safira nº29 Vila B.
      Minha nora e meu neto estão aqui comigo, pois o meu neto vai passar por uma cirugia semana que vem depois irão embora.
      Se quizer use meu Email.

      Excluir
  4. Oi, Renata!!!

    Estou com uma proposta de trabalho ai em Pitinga...mas, tenho 4 filhos pequenos, gostaria de ter mais informações à respeito. Existe comércio ai na vila: Banco, lojas, mercados, padarias? e para Lazer? só o clube? tem academia, é possível praticar esportes? Só mora na Vila trabalhadores da Mina? porque existe Vila A e B? tem diferença nas casas? Coloque mais fotos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Monalisa!

    Em primeiro lugar, obrigada por ler o blog... E será um prazer contar como é aqui... Vou Postar umas fotos e contar como é a vila direitinho o que temos e o que não temos... E minha opinião sobre como é morar aqui!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Morei no Pitinga por 7 anos do inicio de 1987 até o final de 1993, sou Engenheiro Eletricista e trabalhava na área de Geração de Energia... e estou retornando ao Pitinga para fazer uma entrevista de emprego... tenho muita saudade do tempo que morei no Pitinga... Dirceu Baraldi

    ResponderExcluir
  7. Olá Renata,

    Gostaria de seus contatos para conversarmos sobre Pitinga. Queria uma ajuda sua, se possível.

    Abraços,
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!

      Mil desculpas pela demora da resposta... Não tinha visto que neste poste haviam tantas msgs...
      Não sei se ainda precisa, mas meu e-mail é rpalazzolli@gmail.com

      Forte abraço.

      Excluir
    2. Oi Renata mi responder uma coisa quem trabalha na taboca por sair pra ir pra vila

      Excluir
  8. olá morei no pintiga por 3 anos gostei muito desta vila gostaria de passa por
    os dias ai, trnho dois tio que mora ai hoje moro em carajas pará

    ResponderExcluir
  9. Olá Renata!

    Tenho uma proposta de emprego para trabalhar na Taboca Mineradora, mas morro de medo de sair aqui de São Paulo, rsrs.... Tem como você me explicar como é aí?
    Meu email é o celsocosta1ster@gmail.com

    Abs Celso.

    ResponderExcluir
  10. Olá Renata!

    Tenho uma proposta de emprego para trabalhar na Taboca Mineradora, mas morro de medo de sair aqui de São Paulo, rsrs.... Tem como você me explicar como é aí?
    Meu email é o celsocosta1ster@gmail.com

    Abs Celso.

    ResponderExcluir
  11. Olá Renata !
    Minha irmã foi morar em pitinga e já fui visita-la ,gostei muito da vila talves faça mais uma visitinha pra ela em agosto,gostei muito do seu blog e é exatamente desse jeito.Um abraço e continue postando fotos pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane!

      Obrigada por visitar e comentar o blog!

      Continue visitando... o Blog e Pitinga!!!rs

      Abraço.

      Excluir
  12. Olá.Conheço o Ptg.vivi aí Por Dez Anos.De 1991 a 2001.Voltei aí De 2005 a 2006.Defendo este lugar Contra Quem fala Mal Destes lugar.Tenho Muitos Conhecidos ai.Muitos Amigos.Pai e Mãe.Que No Fim Deste Ano.Com Fé Em Deus.Sairão De Vez..São A Dona:Adelaide E O Sr:Carlos.Topografo.Sucesso Com Seu Blog

    ResponderExcluir
  13. Olá Renata. Também trabalhei na Mineradora, só que foi em 1985 e fiquei aí por dois anos. Trabalhava com topografia no setor de levantamentos e cheguei a ser chefe de setor na área do Igarapé Queixada. Participei de todo o levantamento da área onde hoje está implantada a vila e cheguei a ver o inicio das construções pela construtora Multipla, onde também fiz amigos. Tenho muita saudades daí, dos amigos que fiz e muito mais. Parabéns pelo seu blog, por um momento matei um pouca da saudade e das aventuras por que passávamos todos os dias, dormindo em acampamentos em tendas de lona e dormindo em rede ao relento.
    Henrique Belinelli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique!

      Que bom que gostou do Blog! Acredito que algumas coisas por aqui já mudaram desde que esteve aqui, mas com certeza não deixou de ser um lugar muito querido!!!

      Obrigada por visitar meu blog! E que bom que pode matar um pouco a saudade!!!

      Abraços!

      Excluir
  14. Parabéns Renata! tenho muitas saudades da mina do Pitinga; onde trabalhei em 1989. quando fui para ai ajudar na montagem do centro de treinamento. Gostaria de saber se é possível ir ai como turista. tem hotel ai? Mais uma vez Parabéns! Geraldo de Souza Gomes -tipsy@terra.com.br

    ResponderExcluir
  15. eu sou da vila de balbina mais eu amo pitinga vou aparecer ai em pitinga

    ResponderExcluir
  16. eu sou da vila de balbina mais eu amo pitinga vou aparecer ai em pitinga

    ResponderExcluir
  17. Eu ja trabalhei ai no pitinga 6 anos.gostaria ver mais fotos.

    ResponderExcluir
  18. Em Pitinga tem hotel, pousada ou casas para alugar?? Estou indo a trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Olá Renata, ainda mora em Vila Pitinga?
    Morei em Porto Trombetas, praticamente idêntico com Pitinga, no meio da floresta, cm vários calangos correndo na rua, no quintal e até mesmo dentro de casa as vzs...kkk A vila é de uma mineradora tbm, da Mineração Rio do Norte. Não sei se já ouviu falar...
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. O meu sonho é morar no meio da floresta amazônica, acredito que através de vc irei realizar meu sonho, atualmente moro no goiás.Me fala sobre preços de casas aí, tem igreja adventista do sétimo dia?

    ResponderExcluir
  21. Quero saber o telefone de algumas pousadas em Pitinga. Para ficsr proximo da MINSUR. Email sandra_felixs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Pensar que eu já morei ai e nunca tive a oportunidade de apreciar esse lugar, pois meus pais vinheram embora para o Ceará quando eu tinha apenas três anos. Muito lindo esse local ai!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Renata, morei em Pitinga logo que foi criada,na década de 80 e adorei o seu relato. Fiz a antiga 8ª série aí, no Colégio Pitágoras (o único) e fomos a primeira turma a fazer formatura (foi um festão).
    Vi algumas fotos e a Pitinga da minha adolescência não se parece nada com a Pitinga de hoje...apesar da adaptação difícil, tenho ótimas lembranças daí. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,trabalhei aí de 87 a 88, no setor de segurança. Eu era vigiante.
      Snto muito arrependimento de ter voltado para o Rio Grande do Sul.Moro em
      Porto Alegre capital.Vi as fotos de hoje , quanta diferença. Naquela época,
      era tudo chão batido,as arvores recém tinham sido plantadas,o hospital ainda não tinha sido acabado.Meu nome é Luiz Henrique Cristofari,meu email é lhcristofari@hotmail.com.SE puder pode me mandar algumas fotos.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oi! Renata estive numa entrevista e me falaram que nao moram ninguem mais na Vila as casas estao abandonadas desde ja agradeço o contato: alexsandrokuhnen@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber como entrar em contato com alguém aí no Pitinga via telefone. Meu número é zap 61 85903204 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pitinga acabou....
      A piscina do clube A está cheia de terra.
      As quadras de futebol se transformaram em estacionamento.]

      Excluir
  27. Triste.... minha infância foi lá. Até semana passada tive sonhos à noite voltando pra lá. Lugar paradisíaco. Infância feliz.

    ResponderExcluir
  28. Tengo muchos videos de Minas Madeira, Queixada, Hidroeletrica, Vila B e C, y fiestas del años 1986, 1987 e 1988 en el Clube de Vila A, cuándo el gerente general era señor Coelho. Pero, no me gusta volver, ni para visita.

    ResponderExcluir
  29. alguem poderia me dizer qual era o nome da primeira rua da vila A?

    ResponderExcluir